Site FILMOLOGIA: Carta aberta ao público

Ministradores fazem balanço do Projeto de Oficinas de Cinema em Maceió



Após a realização da última oficina de Cinema, semana passada, no Cine SESI Pajuçara, Ranieri Brandão e Ricardo Lessa, jornalistas e críticos de cinema, fazem carta aberta ao público no site Filmologia. Nela, corajosamente, questionam o que eles consideraram um fracasso: Desta vez a oficina de cinema não vingou. Sequer, segundo os ministradores, atingiu o ápice esperado: a participação do público, a sua permanência nos dias seguintes na sala de projeções do cinema.

Com o mesmo empenho com que eu, particularmente, disponibilizei o espaço do Ensaio Geral para noticiar e divulgar a oficina (não por ser Ranieri Brandão, o meu filho, nem Ricardo Lessa, nosso amigo e colega de profissão, mas porque acredito na ideia de se debater cinema em Maceió), cedo novamente o espaço para trazer ao público a auto-crítica feita por eles. Rever o que foi feito, olhar sem medo para o que aconteceu e então, avaliar, assumir que o saldo desse acontecimento foi um fracasso, é uma ótima maneira de crescer com a experiência e procurar acertar o que não deu certo. A palavra do momento e a disposição é REFAZER. Recomeçar, tentar novamente.

Talvez dentro mesmo de novos formatos, a partir de filmes e diretores ainda mais comerciais. Acredito que a crítica bem construída é sempre possível e qualquer imagem pode ser a fagulha. Basta que não se perca o foco: o debate. Levar através da imagem, a qual como me disse Lessa em entrevista, é a paixão do espectador - se não me engano -, o público à sala de projeção do Cine SESI. Trazer o público para o debate através da imagem que o próprio público já traz como objeto de paixão. E não faltam imagens para quem gosta de filme. Quem sabe? Ou seja: o participante já traz consigo a imagem que o levou a gostar de filmes. A oficina pode partir dessa premissa, para debater o cinema. Caminhos a serem pensados.
Para quem gosta de cinema, para quem foi ou não à última oficina, aí está o link da carta aberta. http://www.filmologia.com.br/?page_id=1943
Confira!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rabeando

Com quase sessenta

Sem Assunto