Só para doer mais

O menino olhou tão tristinho pra mim, que na mesma hora tive um desejo daqueles bem grandes de chorar. Contive as lágrimas, mas Dorinha é uma danada pra dar ênfase a coisa triste. Deu um daqueles suspiros cortados pela metade, na frente dele. "Coitado desse menino!" Não faça isso com ele, mulher, eu disse a ela, que me olhou meio como se eu fosse o desmancha 'desprazer' em pessoa. Mas ela sabia o que eu queria dizer com aquilo. E aí eu disse de outra forma, fazendo de conta que tinha acreditado que ela não me havia entendido: _ não atice os sentimentos do menino, que isso não é bom pra ele e você sabe. Aliás, não é bom pra ninguém, ficar tendo a dor alfinetada só para doer mais. Falei em voz baixinha pra ele não ouvir.
O chão da sala de jantar, onde ele brincava, estava cheio de heróis de plástico espalhados. Procurei, e nem sei como, por ximbras entre os brinquedos. Foi como uma saudade que chega de vez e toma a gente de assalto. Lembrei do meu irmão mais velho e das cores vítreas de suas ximbras e depois lembrei do jogo de castanhas, do cheiro dos cajus, do meio-fio da calçada, de Margarida, a flor da minha infância, do buraco da bica que vinha das telhas e de que a gente, pra ganhar o jogo, tinha que acertar as castanhas lá dentro. Fui tão longe que quando me dei conta, Dorinha tinha tornado à mesma frase: "Coitado desse menino". 
Isso me chateia. Profundamente. Ter dó declarado das pessoas é pedantice disfarçada de bondade. Foi com ela que eu aprendi a ter pena de todo mundo, sem nem ao menos saber se aquele sentimento merecia ser sentido. Pena de quê?  Aprígio ficava com raiva e me perguntava: "Pena de quê, hein?" Foi preciso eu casar com ele, pra primeiro me perguntar, o porquê de ter tanta pena desnecessária das pessoas. Pena indiscriminada, graças a Deus, eu não tenho mais. Aquilo me colocava como se eu fosse tão feliz e sempre tão feliz, e tão mais feliz que os outros, que eu me dava ao luxo de sentir pena deles. É demais. 
Mas o menino, o menino tem um olharzinho triste mesmo. Sobra muito branco no olho dele, a íris quase se escondendo por baixo da pálpebra superior. Olhar de santinho barroco. Igualzinho. Tanto brinquedo no chão e ele procurando por coisas que nunca encontra, porque nunca estão entre os brinquedos. É que nem quando falta uma coisa dentro da gente e a gente não sabe o que é. Dá tanta aflição... Pra quê Dorinha ir buscar adjetivo e dizê-lo alto, só pra marcar no coração do menino, um 'coitado' que pode nunca mais abandoná-lo, mesmo quando ele estiver grande?

Comentários

  1. Voce, como sempre, descrevendo com muita perspicácia momentos de grande poesia nos quais nós, simples mortais, as vezes não conseguimos enxergar. Adorei a referência a Margarida!

    Johann.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, meu primo amado! Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  3. Arrasou, como sempre! Já disse que sou sua fã hoje?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rabeando

Com quase sessenta

Sem Assunto